JoomlaTemplates.me by Discount Bluehost

Café filosófico

Publicado: Quarta, 17 Abril 2019

O segundo é um problema que também aparenta ser individual, mas é coletivo, quando este representava, já em 2010, a terceira maior causa de morte no mundo na faixa etária entre 15 e 35 anos.

Em ambos, o tema de mortes prematuras, injustas e evitáveis, fenômenos sociais complexos que envolvem múltiplas causas e que afetam, além de suas vítimas, os “sobreviventes”. Para este momento de formação e reflexão, no qual pretendemos despertar o desejo de intervenção na realidade por meio dos temas tratados neste Café Filosófico, convidamos a Dra. Kazumi Tanaka, o Prof. Dr. Jean Marlos Pinheiro Borba e o Filósofo e Prof. Marco Rodrigues.

Palestrantes:

Dra. Kazumi Tanaka é formada em Direito e atualmente é Delegada Coordenadora das Delegacias da Mulher do Estado do Maranhão. Ela discorrerá sobre ambos os temas, mas destacará a Lei do Feminicídio, as diferenças entre a pena do homicídio e do feminicídio e quais as políticas públicas dentro das instituições federais, estaduais e municipais estão ocorrendo no sentido de combater este tipo de prática criminosa. 

Prof. Jean Marlos Pinheiro Borba é psicólogo com Doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Pós-Doutorado em Filosofia, também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é docente do Curso de Graduação e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Maranhão. O professor Jean também abordará ambos os temas, destacando uma visão fenomenológica e psicológica sobre o suicídio.

Prof. Marco Rodrigues é filósofo, escritor e professor de Filosofia, concluindo o Mestrado em Teoria Literária pela Universidade Estadual do Maranhão. Possui duas obras publicadas: “O Absoluto: mudança dos tempos e o desvanecimento do ser” (2011) e “Fragmentos da Angústia: crise, decadência e contemporaneidade” (2017). O Prof. Marco Rodrigues apresentará uma perspectiva hermenêutica acerca dos tabus e preconceitos que envolvem a dimensão do suicídio.

Serviço: Café Filosófico

Contatos:

Robson Cardoso- 99143-1663

Flaviano Menezes- 98815-3722

Maura Cristina- 99119-7676

Dory Lima - 99152-2683

Acessos: 383