JoomlaTemplates.me by Discount Bluehost

Curso de Filosofia do IESMA é ratificado pelo Vaticano

Publicado: Quinta, 24 Março 2011

 

A SOMACS tem como finalidades, entre outras: promover a educação através de cursos universitários regulares, em especial de Teologia e Filosofia e demais ramos das ciências humanas e sociais e representar os interesses da Província Eclesiástica do Maranhão em geral, e em particular da Arquidiocese de São Luís do Maranhão e das demais dioceses da Província Eclesiástica Regional Nordeste V, na área da Educação e Cultura.

Historicamente, ela sempre esteve na vanguarda quando o assunto é educação superior de qualidade. Para cumprir seus objetivos estatutários, em conformidade com a Doutrina Social da Igreja, a Sociedade de Cultura criou, em 1984, o curso de Filosofia para a formação dos futuros padres do Maranhão. Este funcionava como curso propedêutico para a Teologia, com duração de três anos.

No ano 2005, o IESMA foi autorizado pela portaria MEC n°. 353 para ministrar o curso como Licenciatura Plena com duração mínima de seis semestres. Durante o processo de implantação o curso sofreu várias alterações para adequar-se às demandas sociais e às exigências da legislação federal e canônica. Nos anos de 2005 e 2008, o curso foi avaliado pelo ENADE (Exame Nacional de Desempenho Estudantil), obtendo nota 3 (três). Portanto está dentro dos padrões de qualidade requeridos para um curso de nível superior.

Nesta semana dia 22 de março, com a coletiva de imprensa (http://www.zenit.org/article-27556?l=portuguese) na Sala Paulo VI na Cidade do Vaticano, para a apresentação do decreto sobre a formação dos padres e Teólogos da Igreja Católica, publicado em 28 de janeiro de 2011 (Festa de São Tomás de Aquino), a Santa Sé confirma o que no IESMA já fazemos desde o ano de 1984. Diferente de outros institutos de filosofia ou de teologia que tenham um curso de filosofia afiliado, com duração de 2 anos, o IESMA não precisará fazer nenhuma adequação ao curso dos estudos filosóficos e teológicos, bem como alterações  curriculares a partir do novo decreto, pois estes já atendem à legislação civil (parâmetros curriculares nacionais) e canônica ( exigências da Lógica, Antropologia, Metafísica, Epistemologia, Filosofia da Natureza e as Histórias da Filosofia: Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea.

Parabéns aos alunos do IESMA, seminaristas, religiosos e leigos, aos professores que sempre mais estão comprometidos com a sua missão de lecionar e à Igreja do Maranhão que, apesar de sua pobreza e dificuldades, é capaz de manter cursos com ética e competência de tamanha envergadura!

Acessos: 6450