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Vestibular

Licenciatura Plena em Filosofia. Reconhecido pela portaria MEC 40/2007

Objetivo:

  • Propiciar estudos que desenvolvam no aluno uma consciência crítica sobre conhecimento, razão e realidade sócio-histórica e política;
  • Desenvolver atividades que propiciem a integração entre o conhecimento filosófico e o conhecimento científico;
  • Desenvolver no aluno a capacidade de relacionar a prática filosófica com a formação integral da cidadania, na defesa dos direitos humanos e dos princípios cristãos;
  • Propiciar conhecimentos que capacitem os alunos a tratar de forma significativa e interdisciplinar as diferentes matérias filosóficas;
  •  Capacitar os alunos para o desenvolvimento de uma prática docente que trate de forma interdisciplinar os conteúdos curriculares a partir da constituição de conhecimentos sobre as características epistemológicas das diferentes matérias de ensino.

Bacharelado em Teologia. Reconhecido pela portaria MEC 40/2007

Objetivo:

  • Compreender o ser humano e as relações sociais, visando a apreensão crítica das questões políticas, sociais e culturais que permeiam a atuação do teólogo;
  • Possibilitar ao Teólogo o referencial teórico metodológico, que oportunize a leitura e a interação crítica e consciente do fenômeno religioso pluralista atual;
  • Habilitar o profissional para o pleno exercício, através da busca da construção do conhecimento, a partir de categorias, conceitos, práticas e informações sobre o fenômeno religioso e suas conseqüênciassócio-culturais;
  • Analisar a especificidade da tradição cristã desde sua origem até os nossos dias, destacando as características teológicas, eclesiais e sociais de cada época histórica;
  • Resgatar e compreender a religiosidade popular brasileira, em particular do Maranhão, considerando suas raízes indígenas, africanas e européias
  • Compreender a relação homem e religião, nas suas múltiplas dimensões: social, econômica, cultural, política, antropológica, psicológica, sociológica e biológica;
  • Construir um referencial teórico metodológico visando a integração dos conhecimentos, incentivando a prática investigativa para a produção de novos conhecimentos e tecnologias, contribuindo cientificamente para o desenvolvimento dos estudos teológicos;
  • Favorecer a abordagem interdisciplinar nas áreas abrangidas pelo Curso;
  • Analisar as relações sociais desenvolvidas na área, através do estudo interdisciplinar, como forma de compreender os processos éticos e religiosos, inseridos na dinâmica social como presença transformadora na sociedade;
  • Proporcionar uma formação que propicie a inserção do teólogo nas diversas instituições e movimentos sociais de forma crítica, interdisciplinar e plural, contribuindo na formação específica e social de suas comunidades;
  •  Conscientizar o profissional da necessidade do seu constante aperfeiçoamento profissional dentro da perspectiva de educação continuada e permanente.

Bacharelado em Ciencias Religiosas. Reconhecido pela portaria MEC 939/2006

Objetivo:

  • Qualificar  bacharéis em  Ciências Religiosas, através de um conhecimento que possibilite o acesso  e a compreensão do fenômeno religioso presente em todas as culturas, através da pesquisa, no âmbito social, cultural, filosófico, ético e religioso;
  • Possibilitar ao bacharel em Ciências Religiosas, um referencial teórico-metodológico que oportunize a leitura, a pesquisa  e a interação crítica e consciente do fenômeno religioso pluralista atual;
  • Habilitar o bacharel em Ciências Religiosas para o  exercício da pesquisa e construção do conhecimento, utilizando metodologia adequada, categorias, conceitos práticos e informações sobre o fenômeno religioso e suas conseqüênciassócio-culturais no universo pluralista da sociedade contemporânea;
  •  Capacitar profissionais para prestarem serviços de assessoria a pessoas, comunidade, instituições e empresas no campo religioso.
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