Após cerca de 10 horas fora do ar, o aplicativo do Bradesco voltou a funcionar nesta sexta-feira (12), depois de apresentar instabilidades desde o início da manhã e afetar clientes do banco.
O que foi registrado
Em nota enviada ao ND Mais, o banco informou que “De acordo com nota enviada ao ND Mais, os problemas no acesso ao aplicativo estariam relacionados a uma instabilidade no ambiente de infraestrutura interno.”
Relatórios de usuários também foram registrados em plataformas de monitoramento. “De acordo com dados do site Downdetector, as falhas nos serviços do banco começaram a aumentar por volta das 8h30 (horário de Brasília).”
Quem tentou acessar o app encontrava a mensagem: “Desculpe, não é possível acessar o app agora, mas já estamos trabalhando para resolver. Enquanto isso, você pode escolher um dos canais disponíveis ou usar a BIA para alguns serviços e informações”.
Reação do banco
O Bradesco confirmou as instabilidades nas redes sociais. “No X (antigo Twitter), o banco confirmou as instabilidades e disse que estava atuando para restabelecer o funcionamento do aplicativo.”
Não há, nas comunicações oficiais citadas, detalhamento público sobre a causa técnica além da referência ao ambiente de infraestrutura interno nem divulgação de número de clientes afetados.
Impacto para clientes e alternativas
Durante a instabilidade, clientes relataram dificuldade para acessar serviços cotidianos pelo aplicativo. Em sua orientação, o banco sugeriu o uso de canais alternativos e da assistente virtual BIA para alguns atendimentos e informações.
Em casos de operações urgentes, é recomendável procurar os canais oficiais do banco, como internet banking via navegador, atendimento por telefone ou agências, conforme disponibilidade pessoal.
Reflexão cristã
Em momentos de interrupção tecnológica, vemos uma oportunidade para exercer paciência e responsabilidade. Como escreve a Escritura: “Confie no Senhor de todo o seu coração; não se apoie em seu próprio entendimento. Em tudo o que você fizer, reconheça-o, e ele lhe mostrará o caminho certo.” (Provérbios 3:5-6, NTLH).
Essa perspectiva não minimiza o transtorno prático — sistemas confiáveis são essenciais —, mas lembra que confiar e agir com ética diante de problemas faz parte do testemunho cotidiano de serviço público e empresarial.
Leonardo de Paula Duarte

