Núcleo de Atendimento Psicopedagógico e Psicológico
1. Definição
O IESMA é uma instituição de ensino superior preocupada com a qualidade e excelência na atuação dos serviços de ensino, pesquisa e extensão.
Dessa forma, o Núcleo de Assistência Psicopedagógica (NAP) consiste em mais um instrumento para contribuir com todos os sujeitos envolvidos com a instituição, colaborando para que estes possam receber atendimento psicopedagógico e psicológico, relacionados ao processo ensino-aprendizagem, a dificuldades de aprendizagem, nos relacionamentos, comportamentos de um modo geral etc.
O NAP, enquanto atendimento clínico, também estará estendido a possíveis demandas da comunidade, enfatizando, assim, seu compromisso com a inclusão e com a responsabilidade social.
2. Justificativa
O processo ensino-aprendizagem envolve vários desafios na sua dinâmica, o que pode comprometer a otimização dos resultados esperados ou dos objetivos a serem atingidos pela instituição de ensino.
Dentre os principais desafios, destacam-se as relações interpessoais, que envolvem todos os atores vinculados à instituição (direção, docentes, discentes, funcionários etc); também são desafiadoras as dificuldades de aprendizagem apresentadas; a detecção de deficiências e patologias que demandam atendimentos específicos para necessidades especiais no processo educacional e, nesse sentido, são necessárias ações para a efetivação da educação inclusiva; também podem ser apresentadas demandas da comunidade que provocam o compromisso institucional com a responsabilidade social, através de programas de extensão.
Dessa forma, na perspectiva de responder aos desafios anteriormente citados, o IESMA cria e desenvolve o Núcleo de Assistência Psicopedagógica (NAP), para ser uma instância com assistência e serviço psicopedagógico e psicológico, com atuação institucional e clínica, com especificações apresentadas ao longo deste Projeto de Criação e do seu Regimento Interno.
3. Objetivo
O Núcleo de Apoio Psicopedagógico do IESMA tem como objetivo prestar atendimento psicopedagógico e psicológico na instituição, visando atender às demandas dos discentes, docentes e técnicos administrativos, bem como promover uma ação de extensão, com serviço psicológico clínico oferecido à comunidade.
4. Estrutura de funcionamento
O Núcleo envolve duas etapas. A primeira é a de triagem, como momento de escuta das queixas, que podem ser espontâneas ou encaminhadas, para que sejam analisadas e avaliadas, com possibilidade de encaminhamento para intervenções administrativas e/ou para acompanhamento psicoterápico. A segunda consiste no atendimento clínico.
5. Público alvo
Discentes, docentes e técnicos administrativos do IESMA e comunidade civil.
6. Hora e local de funcionamento
Horário institucional: terças e quintas-feiras das 08:12 e das 14:00 às 18:00
Horário da clínica: segunda-feira das 14 às 18:00.
7. Responsabilidade técnica
Institucional: Nilma Maria Cardoso Ferreira (CRP 11/1694)
Clínica: Thânis Kristine Maranhão Piorsky Aires (CRP 11/1763)
8. Telefone: 98 3334 6467
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