JoomlaTemplates.me by Discount Bluehost

Condolências

Publicado: Sábado, 01 Maio 2021

É com profundo pesar que o IESMA (Instituto de Estudos Superiores do Maranhão) comunica o falecimento de Dom Geraldo Dantas de Andrade, Bispo Auxiliar emérito de São Luís do Maranhão, ocorrido na manhã deste sábado 01 de maio de 2021. Dom Geraldo nasceu no Rio de Janeiro em 29/09/1931.

Em nome de toda a comunidade acadêmica expressamos nossas condolências aos familiares e tantos amigos feitos por Dom Geraldo, assim como aos irmãos de sua comunidade de origem: Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus – Dehonianos. E intensificamos nossas orações e preces para que Deus o acolha no Reino do Céu.

Dom Geraldo foi professor do IESMA (Instituto de Estudos Superiores do Maranhão) durante os anos de 1990 a 1997 à época CETEMA (Centro Teológico do Maranhão), serviço que deixou quando eleito bispo auxiliar de São Luís. Como bispo-auxiliar em um período de incertezas sobre os rumos da formação inicial dos padres diocesanos do regional NE-V, por causa da escassez de padres para compor a equipe de reitores do SISA (Seminário Interdiocesano Santo Antônio), seminário do regional NE-5 e em face à saída do então Reitor padre Jacinto Brito que fora eleito para o Episcopado, Dom Geraldo foi convidado a assumir a reitoria do SISA, serviço que realizou com profunda maestria até o fim do ano de 1999, quando o SISA se tornou SASA (Seminário Arquidiocesano Santo Antônio). Ele foi o último reitor do SISA.

No fim do ano 2002 às vésperas da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, a Arquidiocese foi surpreendida pelo impedimento do então assessor da assembleia naquele ano, Dom Geraldo então chamou uma equipe de professores do IESMA em sua sala na Cúria Arquidiocesana e nos motivou, distribuindo as tarefas e confiando a nós a continuidade da assessoria. Realizamos a assembleia com grande zelo e proveito.

Eu sou testemunha disto, trabalhamos juntos principalmente no processo de desmembramento do SISA e formação dos Seminários Diocesanos maiores que hoje são 12 no Maranhão.

Dom Geraldo cultivou um profundo amor pelas vocações, foi um grande mestre de perseverança que provado profundamente pelo sofrimento físico durante seis anos entregou a Deus o seus espirito, combateu o bom combate, guardou a fé agora lhe espera a coroa da vitória (2Tm 4,7s). 

São Luis – MA, 01 de maio de 2021.

Pe. Abraão M. Colins

Diretor-Geral 

 

 

 

Acessos: 516