São Paulo chega com 48 pontos e depende só de si na 37ª rodada — vaga no (eventual) G8 e pré-Libertadores em jogo

Triunfo na Vila Belmiro pode carimbar vaga e deixar São Paulo em posição confortável para a última rodada

(UOL/FOLHAPRESS) – O São Paulo chega à 37ª rodada dependendo só de si para firmar o oitavo lugar do Brasileirão e depender da abertura de um G8 para se classificar à pré-Libertadores 2026. O Tricolor Paulista pode até carimbar a colocação já neste meio de semana.

A campanha recente colocou o time em destaque: 48 pontos, isolado no oitavo lugar, dois a mais que Corinthians e Grêmio.

Como a rodada favoreceu o Tricolor

“A rodada, que se estendeu do meio de semana ao último domingo, favoreceu muito o Tricolor Paulista. Agora, o time ocupa a oitava posição de maneira isolada, com 48 pontos – dois a mais que Corinthians e Grêmio, que fecham a primeira parte da tabela.”

Na prática, a combinação é simples na teoria e difícil na prática: “Um triunfo, somado a tropeços do Alvinegro, do Tricolor Gaúcho, do Red Bull Bragantino e do Vasco garantiriam a posição.” Mesmo assim, uma vitória na Baixada Santista encaminharia bem a permanência na zona de classificação rumo à última rodada.

O que está em jogo

“A oitava posição no Brasileirão renderia uma vaga na fase preliminar da Libertadores caso Cruzeiro ou Fluminense vençam a Copa do Brasil -ambos estão na semifinal do torneio.” Assim, além da colocação imediata, há implicações diretas para a participação internacional em 2026.

Com a tabela em aberto, o São Paulo tem a chance de transformar o esforço desta reta final em benefício concreto: manter-se entre os melhores ou depender de resultados externos.

O rival e o histórico

“O Colorado, porém, pode mais uma vez ser pedra no sapato do São Paulo por Libertadores, no caso de um tropeço neste meio de semana.” O Internacional, que luta para escapar da zona do rebaixamento, traz ainda o peso de confrontos decisivos do passado contra o Tricolor paulista — derrotas na final de 2006 e na semifinal de 2010 foram relembradas pela cobertura.

“A bola rola para o embate às 20h (de Brasília) desta quarta-feira, na Vila Belmiro. A transmissão é do Premiere.” A partida, portanto, é direta e decisiva: vencer e depender apenas de si continua sendo o objetivo mais claro.

Reflexão

O esporte oferece ensinamentos sobre foco e resiliência. Em momentos de pressão, é importante lembrar que esforço e esperança caminham juntos. Como diz a Escritura, “Posso todas as coisas naquele que me fortalece.” (Filipenses 4:13, NTLH).

Que jogadores, comissão e torcedores possam manter a serenidade competitiva: competem com intensidade, mas também com humildade e confiança.

Leonardo de Paula Duarte

Rolar para cima