
Organizações denunciam violência institucional e condições desumanas para detentas políticas — Segundo o Clippve, as detentas incluem ativistas, estudantes, mães e cidadãs que teriam sido alvo de detenções arbitrárias e de "violência institucional, tratamentos cruéis e represálias por manifestarem opiniões contrárias ao governo."
Condições nas prisões — O Clippve também destaca que "ser mulher e presa política no país significa enfrentar ainda mais abusos, negligência médica, escassez de água, desnutrição e violência institucional." Essas condições aumentam os riscos para idosas, doentes e cuidadoras que estão detidas.
Além disso, a denúncia menciona abusos que se estendem às visitas: "O Clippve lembra também que as mães dos presos políticos são frequentemente vítimas de abusos durante as visitas, relatando revistas humilhantes, maus-tratos e a recusa de itens essenciais." — Os números mostram que a questão abrange diferentes perfis sociais e profissionais, mas a denúncia do Clippve chama atenção para a especificidade do sofrimento feminino dentro desse universo.
Sem confirmações independentes adicionais além das declarações aqui relatadas, a denúncia serve como alerta: a vulnerabilidade das mulheres presas por motivos políticos tende a ser amplificada por fatores de gênero e pela precariedade do sistema prisional. — Reflexão cristã e chamada à compaixão — Leonardo de Paula Duarte
Não se trata apenas de tomar posição política, mas de preservar a dignidade humana. Exigir investigação transparente, acesso médico e condições mínimas de higiene e alimentação é um gesto que traduz princípios éticos e cristãos de cuidado com o próximo. — Que a denúncia do Clippve seja um convite à responsabilidade coletiva: imprensa, sociedade civil, igrejas e organismos internacionais podem contribuir para que a justiça e a atenção às vítimas prevaleçam. — Leonardo de Paula Duarte
...
...
...
...
...
Você não precisa mais viver com o coração acelerado, noites mal dormidas ou aquele aperto no peito sem motivo.
Existe um caminho prático, acessível e transformador pra vencer a ansiedade de forma definitiva — e ele começa agora.
Acesse o conteúdo completo no site: