Núcleo de Extensão e Pesquisa Científica

No contexto eclesial atual e dentro dos processos sinodais que estamos vivenciando, refletir sobre a natureza da Igreja em termos de unidade e diversidade nos ajudará, sem dúvida, a melhor assumir a vida de comunhão e a implementar amplos processos de participação para a edificação eclesial. Assim, este minicurso, Unidade eclesial e diversidade ministerial: uma leitura exegético-pastoral da Carta aos Efésios, visa oferecer chaves de leitura para a compreensão da eclesiologia deste escrito, segundo o qual o tecido eclesial é uma diversidade orgânica, marcada pela comunhão e participação entre os ministérios. 

Com efeito, a carta aos Efésios, livro bíblico proposto para leitura e meditação deste mês da Bíblia, apresenta inspiradora reflexão sobre a Igreja, designada como Corpo, cuja cabeça é Cristo (cf. Ef 2,1-22). A metáfora do Corpo, de origem paulina (cf. 1Cor 12,12-27), caracteriza a própria relação da Igreja com Cristo, de quem ela é inteiramente dependente, bem como explicita a natureza da Igreja enquanto unidade (cf. Ef 2,15-16). De fato, este é o mistério de Cristo ultimamente revelado (cf. Ef 3,5). Por outro lado, esta unidade eclesial não é sinônimo de uniformidade entre os membros, pois “a alguns concedeu serem apóstolos; a outros profetas; a outros evangelistas… para capacitar os santos para a obra do ministério, para a edificação do Corpo de Cristo” (Ef 4,11). A unidade se perfaz dentro de uma dinâmica de diversidade, ordenada ao crescimento do corpo eclesial.

Portanto, que a exegese deste escrito, cuja metodologia implica uma leitura respeitosa e rigorosa a partir do contexto histórico-literário e da dinâmica argumentativa desenvolvida, nos possibilite cernir sua mensagem para melhor vivenciar os processos sinodais em nossa Igreja hoje!

Inscreva-se pelo link abaixo:
 https://doity.com.br/comunhao-eclesial-e-diversidade-ministerial-uma-reflexao-biblico-pastoral-a-luz-da-carta-aos-efesios

Publicar comentário