PÓS GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

PÚBLICO ALVO:

Este curso é direcionado a profissionais graduados que possuem intenção de atuar ou que atuem como docentes de Ensino Superior, independente de sua área de formação. O curso permite que seu público-alvo atualize os conhecimentos e desenvolva competências pedagógicas próprias do Ensino Superior.

ESTRUTURA CURRICULAR

A Educação Superior no Brasil (30h)

Ementa: Caracterização da constituição histórica da Educação Superior no Brasil e das influências em sua configuração e consolidação; reflexão e discussão sobre como a Universidade se estrutura na contemporaneidade e seus desafios.

Marcos Legais do Sistema de Ensino Superior no Brasil (30h)

Ementa: Estudo dos marcos regulatórios do ensino superior. Análise dos impactos dos marcos regulatórios no currículo de Ensino Superior.

Processos de ensino e aprendizagem do adulto (30h)

Ementa: Reflexão sobre a aprendizagem do adulto. Estudo sobre de diferentes concepções teóricas de aprendizagem e de desenvolvimento do adulto. Estabelecimento de relações entre estilos de aprendizagem do adulto e processos de ensino.

 Psicologia da Aprendizagem (30h)

Ementa: Estudo das concepções teóricas de aprendizagem. Conceituação de desenvolvimento e aprendizagem.

Relações Interpessoais e contexto educacional (30h)

Ementa: Posturas pessoais e relações interpessoais. Competência Interpessoal. Cultura e Clima Organizacional. Comunicação Interpessoal. Inteligência Emocional. A orientação profissional no contexto da educação e trabalho. Orientador Educacional: O Psicólogo Escolar. Liderança e Poder. Conflitos e Administração de Ética Profissional.

A concepção e organização curricular no ensino superior (30h)

Ementa: Definição de currículo; discussão sobre as teorias de currículo.Compreensão sobre como está organizado o currículo na Educação Superior; Reflexão sobre como a Universidade organiza seu currículo desde a concepção até o que ocorre nos processos de aprendizagem.

Tecnologias Digitais e Recursos Didáticos nos processos de Ensino e Aprendizagem (30h)

Ementa: Estudo sobre o potencial pedagógico do uso de recursos digitais nos processos de ensino e aprendizagem. Reflexão e apropriação de linguagens digitais enquanto possibilidades de mobilização de capacidades e atitudes para novas formas de aprender e ensinar. Discussão sobre novas práticas docentes e o uso de recursos didáticos com intencionalidade pedagógica no Ensino Superior.

Metodologias contemporâneas e construção de materiais didáticos (30h)

Ementa: Estudo sobre o potencial pedagógico do uso de metodologias contemporâneas nos processos de ensino e aprendizagem. Compreensão sobre a importância da organização e produção de materiais didáticos significativos para adultos. Reflexão sobre a necessidade de estabelecer relações entre materiais didáticos e abordagens metodológicas contemporâneas nas práticas docentes do Ensino Superior.

Metodologias Ativas (30h)

Ementa: Práxis reflexiva de docentes da educação básica sobre o emprego de metodologias ativas de aprendizagem no ensino. Aspectos técnico-pedagógicos inerentes à metodologia de aprendizagem baseada em problemas e projetos, atividades experimentais investigativas, a mapas conceituais, ao uso de tecnologias da informação e comunicação e o contexto da mudança da formação dos profissionais de educação no ensino superior.

Programas de aprendizagem e planos de ensino (30h)

Ementa: Estudo e elaboração de planejamento de programas de aprendizagem no contexto do Ensino Superior e o seu registro como planos de ensino.

Avaliação Formativa no Ensino Superior (30h)

Ementa: Compreensão das concepções de avaliação da aprendizagem. Reflexão sobre avaliação com parte do processo de ensino e aprendizagem. Discussão sobre práticas e instrumentos avaliativos.

Metodologia da pesquisa científica e Trabalho de conclusão de curso (Monografia ou Artigo, não obrigatórios) (30h)

Ementa: Introdução ao planejamento da pesquisa cientifica (finalidades, tipos, etapas, projeto e relatório). Orientação para apresentação pública de trabalhos de pesquisa. Elaboração de monografias e textos científicos. Orientação para a realização do trabalho de conclusão de curso.

CARGA HORÁRIA TOTAL OBRIGATÓRIA: 360h (TCC OPCIONAL)

INVESTIMENTO: 12 parcelas de R$ 199,90

DURAÇÃO: 12 meses

INÍCIO DAS AULAS: Outubro/2023

INSCREVA-SE

APERTE NO LINK ABAIXO

Publicar comentário