PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO PASTORAL

PÚBLICO-ALVO:

Este curso é direcionado a profissionais graduados que possuem intenção de atuar ou que atuem na área de comunicação, independentemente de sua área de formação. O curso permite que seu público-alvo atualize os conhecimentos e desenvolva competências e práticas comunicativas próprias do Ensino Superior.

Pessoas interessadas em criar Pascom nas paróquias, para estudantes de comunicação, seminaristas, integrantes de pastorais e movimentos, professores, ministros ordenados e interessados na área.

JUSTIFICATIVA:

A comunicação social apoia-se em princípios comportamentais, sociais e culturais, exigindo uma base teórica sólida, elevada capacidade de percepção e habilidade para o relacionamento dos fatos com os diversos aspectos que envolvem a comunicação. A base teórica é o alicerce para prática, que em uma última análise leva o aluno a uma situação na qual se torna possível a formulação de conclusões adequadas para os diversos problemas observados na sociedade, e na Igreja.

Com o intuito de promover uma visão global da comunicação e suas influências dentro de um mundo marcado pelas desigualdades sociais, o curso de Pós-Graduação em Comunicação, promovido pela Faculdade Católica Iesma, busca valorizar a pessoa humana através de uma visão crítica sobre o papel da comunicação e seus processos, em relação à responsabilidade social, eclesial e seu compromisso com a ética.

Nesse objetivo, a reflexão teológica e pastoral se torna ferramenta capaz de auxiliar os comunicadores cristãos na tarefa de construir um agir comunicacional mais ético, pautado pelo Evangelho e pela Doutrina Social da Igreja, e que possa edificar o Reino de Deus. A formação e articulação de estudantes, aqui inclusos os agentes de pastoral da comunicação, também se constituem um meio eficaz para formar discípulos-missionários de Cristo junto à cultura da comunicação.

OBJETIVO GERAL:

Formar comunicadores e agentes de pastoral capazes de intervir no tecido social e eclesial através dos conteúdos e práticas próprios da comunicação, enriquecendo a cultura com os ensinamentos do Evangelho e a doutrina social e comunicacional da Igreja.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Capacitar os estudantes, agentes da Pascom ou demais interessados sobre as áreas de: rádio, TV, impressos e mídias digitais.

Possibilitar vivência às etapas de preparação, produção e pós – produção de conteúdo de rádio, TV, veículos impressos e mídias digitais.

Estimular a capacidade criativa do participante através da utilização de conteúdos e referências de comunicação, permitindo ainda sua interação com ambientes profissionais de comunicação por meio de visitas acompanhadas.

Desenvolver habilidades referentes ao relacionamento com a mídia e públicos afins.

ESTRUTURA CURRICULAR

Teologia da Comunicação (30h)

Ementa:

1- Teologia da Comunicação

2- Ciberteologia: a vivência da fé em tempos de Internet

3- Comunicação e Liturgia

4 – Pastoral da Comunicação

Fundamentos da Comunicação (30h)

Ementa:

1- Teorias da comunicação

2- Ética e comunicação

3- Fundamentos da comunicação

Comunicação via impressos (30h)

Ementa:

1- Introdução ao jornalismo impresso

2- Design e diagramação para impressos

3- Texto para impressos

Comunicação e Oratória (30h)

Ementa:

  1. Introdução à oratória
  2. Técnicas de oratória

Comunicação e Mídias Digitais (30h)

Ementa:

  1. Texto e linguagem para internet
  2. Criação e atualização de conteúdos digitais

Assessoria de Comunicação (30h)

Ementa:

  1. Introdução à assessoria de comunicação
  2. Relacionamento com a mídia
  3. Media Training

Comunicação e Rádio (30h)

Ementa:

  1. Introdução ao radio
  2. Linguagem para rádio AM/FM
  3. Produção de conteúdo para rádio
  4. Evangelização via rádio

Aspectos Jurídicos da Comunicação (30h)

Ementa:

  1. Aspectos Jurídicos da Comunicação
  2. Direito de Imagem
  3. LGPD
  4. Calúnia, ofensa e difamação relacionados à mídia

Fotografia e Comunicação (30h)

Ementa:

  1. Introdução à fotografia
  2. Prática de fotografia
  3. Fotografia religiosa

Comunicação e Televisão (45h)

Ementa:

  1. Introdução à televisão
  2. Linguagem televisiva
  3. Produção de conteúdo
  4. Evangelização em vídeo

Gestão de Negócios em Comunicação (30h)

Ementa:

  1. Planejamento e gestão de empreendimentos
  2. Negócios em Comunicação
  3. Gestão aplicada à comunicação eclesial

Metodologia da pesquisa científica e Trabalho de conclusão de curso (Monografia ou Artigo, não obrigatórios) (30h)

Ementa: Introdução ao planejamento da pesquisa cientifica (finalidades, tipos, etapas, projeto e relatório). Orientação para apresentação pública de trabalhos de pesquisa. Elaboração de monografias e textos científicos. Orientação para a realização do trabalho de conclusão de curso.

CARGA HORÁRIA TOTAL OBRIGATÓRIA: 415h (TCC OPCIONAL)

INVESTIMENTO: 12 parcelas de R$ 199,90

DURAÇÃO: 12 meses

INÍCIO DAS AULAS: Outubro/2023

Metodologia:

O curso oferecerá aulas teóricas on line e práticas (oficinas). Para melhor aprendizado as pesquisas de campo serão divididas em grupos assim como sua apresentação de trabalho desenvolvido.

Recursos didáticos:

Papel, caneta, pasta, Datashow, pincéis para quadro, computador com acesso à internet estúdios de áudio e vídeo, câmeras etc.

Avaliação:

Será realizada a partir da frequência mínima (70%) e participação dos alunos nas aulas e atividades propostas. No último módulo, os alunos realizarão atividade prática para aferir habilidades e conteúdos desenvolvidos ao longo de todo o curso.

Cronograma de Execução:

O curso será ministrado através de aulas expositivas teóricas on line e vivências práticas.

Momentos de vivência serão realizados em parceria com veículos ligados à Arquidiocese de São Luís do Maranhão.

Cronograma de aulas

DataHoraAtividadeLocalDocente(s)
21.109h-11hRoda de Conversa com os comunicadores Tema: Comunicação Institucional e Ambiência DigitalTalita Dias, Catirina Conteúdo;Miguel Abdala, Ceuma;Ariana Frós, CNBB NE 5
4 e 11.11Fundamentos da Comunicação (30h)Prof. Me. Edvaldo Teixeira
Teologia da Comunicação (30h)Prof. Me. Pe. Gutemberg Feitosa
Comunicação via impressos (30h)Prof. Esp. Paulo Victor
Comunicação e Oratória (30h)Radialista Robson Júnior
Comunicação e Mídias Digitais (30h)Prof. Dr. Ricardo Alvarenga
Assessoria de Comunicação (30h)Prof. Me. Jaqueline Moucherek
Comunicação e Rádio (30h)Prof. Me. Pe. Gutemberg Feitosa
Fotografia e Comunicação (30h)Prof. Me. Ribamar Carvalho
Comunicação e Televisão (45h)Prof. Dr. Virgínia Diniz
Aspectos Jurídicos da Comunicação (30h)Adv. Lourival Godinho
Gestão de Negócios em Comunicação (30h)Prof. Esp. Talita Dias
Metodologia da pesquisa científica e Trabalho de conclusão de curso (Monografia ou Artigo, não obrigatórios) (30h)Prof. Me. Cristina
Mesa redonda: Pascom e Igreja; Celebração de ação de graças pela conclusão do curso e entrega dos certificadosBeatriz (Coord. Arq. Da Pascom); Leandro (Agência Divino Dom); Talita Dias (Agência Catirina)

Observações:

Horário previsto: dois sábados por mês, das 8h às 12h;

Roda de Conversa sáb 21.10

Disciplina 1 dia 11 de novembro